O Evento

 

cropped-layout-site-14.png

O cinema é um campo de pesquisa de natureza interdisciplinar, capaz de dialogar com as mais diversas áreas dentro das ciências humanas, sociais aplicadas, entre outras. Diante disso, a UFS criou, em 2016, o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema, o PPGCINE, que abriga o Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais. Trata-se de uma iniciativa original no Brasil, pois é a primeira que vincula a pesquisa em cinema à área Interdisciplinar da Capes.

O PPGCINE representa, portanto, um diferencial relevante para Sergipe e a região Nordeste no que diz respeito à pesquisa em cinema, audiovisual e artes de um modo geral. Diante desse contexto, o Programa realiza o Seminário Interdisciplinar de Cinema como forma de propagar os trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores na área.

Para a segunda edição do Seminário Interdisciplinar de Cinema (II SIC), escolhemos como tema “A potência política e pedagógica do cinema”, discutindo as relações entre cinema, educação, diversidade e direitos humanos; as experiências no âmbito da pedagogia da imagem e a reflexão interdisciplinar sobre obras que atravessam tais temáticas.


Data de realização: De 14 a 16 de maio de 2019.
Local: Universidade Federal de Sergipe – Av. Marechal Rondon, s / n – Jd. Rosa Elze, São Cristóvão – SE.
Realização: PPGCINE, NICE (Núcleo Interdisciplinar de Cinema e Educação) e LAPPA (Laboratório de Pesquisa e Produção  em Audiovisual).
Apoio: UFS, CAPES e FAPITEC/SE.